A Nova Direção proposta aqui é uma retomada de rumos já tomados pela Igreja. resgatar valores antigos, mas sem perder o contato com a realidade atual. A mensagem de Jesus continuará relevante, mesmo que seque a erva e murche a flor.
Tudo o que vem dele, é permanente.
O amor de Cristo por nós, sua Palavra, suas promessas e sua posição única no topo do universo, continuam sendo as mesmas, aconteça o que acontecer na base. Se for preciso, vamos mudar o rumo e voltar atrás, para bem longe da cauda.

quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Até que ponto um profeta pode interferir?

1Cr 11.10-15: E estes foram os chefes dos poderosos que Davi tinha, e que o apoiaram fortemente no seu reino, com todo o Israel, para o fazerem rei, conforme a palavra do SENHOR, no tocante a Israel. E este é o número dos poderosos que Davi tinha: Jasobeão, hacmonita, chefe dos capitães, o qual, brandindo a sua lança contra trezentos, de uma vez os matou. E, depois dele Eleazar, filho de Dodó, o aoíta; ele estava entre os três poderosos.

Este esteve com Davi em Pas-Damim, quando os filisteus ali se ajuntaram à peleja, onde havia um pedaço de campo cheio de cevada; e o povo fugiu de diante dos filisteus. E puseram-se no meio daquele campo, e o defenderam, e feriram os filisteus; e o SENHOR efetuou um grande livramento. E três dos trinta capitães desceram à penha, a ter com Davi, na caverna de Adulão; e o exército dos filisteus estava acampado no vale de Refaim.


No processo de cumprimento da profecia que anunciava a perenidade do reino de Davi, foram utilizados uma variedade de recursos humanos contidos em pessoas notáveis, criadas para este propósito. Deus não espera que sendo alvos de um anúncio profético nos deitemos à sombra de uma jaqueira para esperar o seu cumprimento. O desconhecimento do propósito embutido na palavra profética pode nos induzir ao erro.

A profecia nos dá um projeto de vida, aponta uma direção e concede um rumo, ou um alvo onde atirar. Esta revelação deve desencadear uma série de providências que envolvem grande esforço de nossa parte. Cursos, cuidados com a saúde, preparo físico, psicológico e principalmente espiritual, que podem levar anos para serem finalizados.


Ninguém imagine que uma palavra que o incentive para a prática da medicina lhe concederá destreza imediata para realizar cirurgias complicadas. É preciso investir em preparo. No que se refere ao ministério, a exigência é ainda maior. Já chegamos a um número absurdamente alto de pastores formados no "pingo do óleo" no "cuspe santo" e no “par ou impar”, trazendo para meio eclesiástico um verdadeiro "festival de besteirol".


Para os profetas vale o apelo para que exerçam a sua atividade com responsabilidade e temor. A vida de alguém pode ser posta em perigo. Se a maioria dos falsos videntes se calassem, não fariam falta alguma, pelo contrário, seu silêncio profético seria libertador.
Pv. 29.18: Não havendo profecia, o povo perece; porém o que guarda a lei, esse é bem-aventurado.

O profeta tem a função de confrontar pessoas e comunidades com a Palavra de Deus, mostrando a que distância estamos da verdade, revelando onde estamos e mostrando o quanto nos desviamos da meta traçada por Deus.

Pecar é errar o alvo, estar aquém das expectativas divinas ou ultrapassar limites de segurança. Sem a palavra profética o povo nem percebe que está pecando.


Ubirajara Crespo


Ouça e veja o meu amigo e ovelha Davi Fantazine cantando uma das suas músicas que mais gosto.




2 comentários:

  1. Caro amigo Pr. Ubirajara Crespo!
    Parabéns pelo artigo e também pela inauguração do Bog.
    Espero que o POINT RHEMA não perca um articulistra associado. rsrrs.
    Estarei postando o link no meu blog.!
    Um grande abraço!
    Pr. Carlos Roberto

    ResponderExcluir
  2. Olá Pr. Ubirajara.
    Parabéns pelo livro e sucesso.
    Com certeza , mais um ótimo livro da Editora Naós.
    Que Deus o abençoe em nome de Jesus
    Um abração,
    Pr. Pérsio ( Santos - SP )

    ResponderExcluir

Quem está Sob Nova Direção só permite que saia da sua boca, palavras que edificam.