A Nova Direção proposta aqui é uma retomada de rumos já tomados pela Igreja. resgatar valores antigos, mas sem perder o contato com a realidade atual. A mensagem de Jesus continuará relevante, mesmo que seque a erva e murche a flor.
Tudo o que vem dele, é permanente.
O amor de Cristo por nós, sua Palavra, suas promessas e sua posição única no topo do universo, continuam sendo as mesmas, aconteça o que acontecer na base. Se for preciso, vamos mudar o rumo e voltar atrás, para bem longe da cauda.

segunda-feira, 16 de maio de 2011

SAPO REI E SEUS SEGUIDORES

2 Coríntios 10:7-8: Olhais para as coisas segundo a aparência. Se alguém confia de si mesmo que é de Cristo, pense outra vez isto consigo, que, assim como ele é de Cristo, também nós o somos. Pois, ainda que eu me glorie um tanto mais da nossa autoridade, a qual o Senhor nos deu para edificação, e não para vossa destruição, não me envergonharei. 

A primeira impressão dá é que os coríntios foram muito impactados com o carisma, o domínio de palco e o modo como se apresentava um obreiro local.

Uma das características do neófito é se comparar com quem está mais adiante: Paulo e severo nas cartas. mas frouxo pessoalmente, falou com soberba. Autoridade não é conquistada com voz grossa. cara feia e peito estufado, mas com amor.

Paulo era um exemplo de cristão reconhecido internacionalmente. Talvez não como modelo de orador, mas como exemplo de vida. 

Paulo evitou utilizar a sua autoridade com ostentação, ao contrario, se mostrava como um serviçal, o que, inclusive provocou comentários depreciativos.

Leve em consideração. que naquela sociedade, as autoridades eram soberbas, não dirigiam a palavra para a gentalha, não toleravam qualquer tipo de contestação e se porventura fizessem alguma aparição publica, faziam-no rodeados por um forte aparato de segurança. 

A soberba torna as pessoas implacáveis e temperamentais. Não custava nada cortar a cabeça de alguém, pois eram também juízes.

Parece que o modelo preferido pelos atuais líderes religiosos não é o de Paulo, mas o modelo dos déspotas.



VEJA A MESMA MENSAGEM EM VÍDEO

Um comentário:

  1. Parabéns Pr. Crespo por seu excelente comentário a respeito da autoridade exercida por Paulo sobre a Igreja. Autoridade esta não outorgada por homens, mas provinda diretamente de Deus. Isto é o que faz a diferença na vida de um líder. A autoridade divina não destói, mas constrói. Por ser exercidada com amor é incontestável na sua origem. Talvez isso é o que vem faltando em bom número de nossos líderes religiosos, que impõe à força a sua vontade, doa a quem doer.
    Que Deus continue lhe abençoando com instrutivas mensagens.

    Abraços de.....

    Pr. João Q. Cavalheiro
    http://aramasi.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Quem está Sob Nova Direção só permite que saia da sua boca, palavras que edificam.