A Nova Direção proposta aqui é uma retomada de rumos já tomados pela Igreja. resgatar valores antigos, mas sem perder o contato com a realidade atual. A mensagem de Jesus continuará relevante, mesmo que seque a erva e murche a flor.
Tudo o que vem dele, é permanente.
O amor de Cristo por nós, sua Palavra, suas promessas e sua posição única no topo do universo, continuam sendo as mesmas, aconteça o que acontecer na base. Se for preciso, vamos mudar o rumo e voltar atrás, para bem longe da cauda.

domingo, 22 de dezembro de 2013

Domadores se profetas

Ezequiel 45:7, 10: — Todos devem usar medidas e pesos certos.

Balanças desreguladas, pendendo sempre para o lado do avaliador, do vendedor e da instituições comerciais, pareciam abundantes em Israel. Era para estas horas que se manifestavam profetas independentes como Ezequiel. Eles eram uma espécie de termômetro que apitava quando ocorria um aumento perigoso da temperatura moral nos negócios, na religião, nos relacionamentos, na família e no governo. 

Os profetas eram solitários e não constituíam uma classe amada entre os transgressores, pois estes se sentiam sufocados pela atuação destes corajosos homens de Deus. 

O chamado cala boca profético sempre existiu e continua existindo. Hoje, porém, os mecanismos de encaixe dos arreios funcionam com mais facilidade, pois o cargo de profeta foi institucionalizado. São parte integrante da máquina religiosa e, de modo nenhum pegariam um microfone para falar contra o seu empregador.

A tendência é abrandar a fala, amolecer o dedo indicador de irregularidades e amaciar a língua com palavras politicamente corretas. Geralmente estão alocados em grupos apostólicos e outras estruturas igualmente centralizadoras. Nestes locais a sua função tem mais a ver com a manutenção de um clima positivo do que com confronto, juízo e restauração moral. Seria o que na minha juventude chamavam de vaselina.

Estas funções ficaram sob a guarda de quem está no ponto mais alto do organograma institucional. Sei que todos precisamos manter a família, pagar a prestação da casa, do celular, da TV à cabo e. do tênis de marca das crianças. Estes pequenos confortos poderão fluir mais facilmente, se eventualmente, deixarmos passar "um camelinho", "um aviãozinho", "um Camarozinho", "um palaciozinho em Miame" e outros "inhozinhos" mais. 

"Sacumé, né" !?!?!? 

Já não se fazem profetas do tipo carrapato. O único jeito de resgatar esta atividade é não depender dela para sobreviver, abrir mão dos sonhos de ocupar os postos mais elevados e construir uma blindagem para o fogo amigo. A menos que aquilo que, hoje chamamos de Igreja, se transforme em Igreja de verdade.

Ubirajara Crespo

http://bible.com/n/1D91B Oa domadores de profetas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem está Sob Nova Direção só permite que saia da sua boca, palavras que edificam.