A Nova Direção proposta aqui é uma retomada de rumos já tomados pela Igreja. resgatar valores antigos, mas sem perder o contato com a realidade atual. A mensagem de Jesus continuará relevante, mesmo que seque a erva e murche a flor.
Tudo o que vem dele, é permanente.
O amor de Cristo por nós, sua Palavra, suas promessas e sua posição única no topo do universo, continuam sendo as mesmas, aconteça o que acontecer na base. Se for preciso, vamos mudar o rumo e voltar atrás, para bem longe da cauda.

terça-feira, 1 de julho de 2014

O que significa ser um Levita

1 Cronicas 16:4, 7-8. "Davi nomeou alguns dos levitas para ministrarem diante da arca do Senhor , fazendo petições, dando graças e louvando o Senhor , o Deus de Israel. Foi naquele dia que, pela primeira vez, Davi encarregou Asafe e seus parentes de louvarem o Senhor com salmos de gratidão:  “Deem graças ao Senhor , clamem pelo seu nome, divulguem entre as nações o que ele tem feito".

O que significa ser um Levita?

Este texto deixa claro que os levitas, assim chamados por serem descendentes de Leví, eram responsáveis por inúmeras funções na Casa de Deus. Um grupo, dentre eles, foi nomeado para ministrar diante da Arca do Senhor, conduzindo o povo a orar, clamar, agradecer e louvar a Deus.

Dentre eles, outros grupos receberam outras atribuições, como faxina, manutenção e tarefas agropecuárias. Apesar destas tarefas não os colocarem em tanta evidência diante do público, não eram consideradas menores e não influíam na posição hierarquica, nos privilégios ou nas diferenças salariais.

Hoje este tipo de atividade acontece mais de fora para dentro da Igreja, do que de dentro para fora, como ocorria no Antigo Testamento. Lá, estas atividades eram centralizadas no Templo, aqui são patrocinadas por gravadoras com trejeitos religiosos ou pelas auto instituída associações religiosas e fundações.

As atividades comerciais das instituições religiosas são regidas pelas leis de mercado, por regulamentação própria sem a supervisão da Igreja, mas pelos mecanismos reguladores previstos na legislação do país onde atuam. Antes, porém, de fazer qualquer tipo de juízo, lembre-se de que não vivemos em um país Teocracia, como ocorria com os levitas Israelense.

Informar e não ajuizar é o objetivo desta publicação. Acrescentaria, apenas, que não podemos sequer sonhar em instituir a Teocracia na nossa nação, se ainda nem conseguimos monta-la na Igreja.

Ubirajara Crespo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem está Sob Nova Direção só permite que saia da sua boca, palavras que edificam.